PENSAMENTO DO DIA:
TRISTE NÃO É MUDAR DE IDÉIA. TRISTE É NÃO TER IDÉIA PARA MUDAR.

AREIAS DO OESTE
Mais uma vez estou diante do meu amigo incógnita, chamado LALAU. Cada vez mais ele me traz surpresas, acontecimentos, narrações... Ele é uma pessoa extraordinária, colhe lá fora, guarda, e depois relata. Continuo sendo o seu redator. Sempre me intimando para que eu redija suas histórias. Atentamente ouço, procurando descrever na íntegra o que LALAU me conta. Disse a mim: - Ainda tenho muito do mesmo casal, os personagens ANTONY E JULIE. ESCREVA AI:
AREIA, um minério rico na formação natural do solo. Recorda a leveza do vento, junto dele, a poeira leva fracas folhas secas, por caminhos diversos.
AREIA lembra nuvens, levadas pelo roda-moinho do vento, no contraste avermelhado do azul celestial.
AREIA, dunas naturais como acúmulos arenosos, tanto quanto, desertos na busca dos seus oásis. Porque em tudo há uma existência, uma vida!
AREIA, suporte seguro, praiano, o receber do arrastar de ondas da imensidão do mar.
AREIA... AREIA... como inspiração para qualquer poeta... versos aquém... de todas as estrofes da vida.
Nada daquilo que queremos passar de importante, AREIA está à altura da sua importância de existência.
ropositadamente nada disso influi naquilo que LALAU quis me passar e sim, a querida "AREIAS DO OESTE", cidade natal de ANTONY (sei lá... um certo personagem (s) que LALAU vem me narrando)...
Pelos pontos cardeais, em direção oeste de São Paulo, vai localizar "AREIAS DO OESTE", dai o seu nome de origem, devido a sua posição junto aos pontos cardeais.
Através de análises dos antigos geólogos, as AREIAS dessa cidade são diferentes das outras tantas existentes, pela formação geográfica, logo as dessa região do estado são mais especiais como complementação de misturas entre outros minerais que servem na área de engenharia.
Muito comum em "AREIAS DO OESTE", cavas de saibro, uma areia consistente, popular, comum... no assentamento de paredes de casas, edifícios, muralhas. Pelo acúmulo constante e natural de diversos tipos de AREIAS e sua importante utilidade, elas são vendidas para outras localidades, entre todos os estados do Brasil. Existem refinarias que através de modernos processos químicos e industriais preparam essas AREIAS para o seu múltiplo uso nas grandes engenharias civis.
Portanto, a grande economia de "AREIAS DO OESTE" está sem dúvida, voltada às grandes RESERVAS DE AREIAS.
Há uma grande influência na área agrícola, pois, pelo solo arenoso há grandes fazendas, sítios e chácaras... formadas por alqueires de terras com pomares de laranjas e plantio de cana de açúcar, produtos que também contribuem para uma forte arrecadação do ICM.
No contraste natural do solo seco e arenoso, não se tem grande área verde ou florestal. São nativos os pequenos arbustos como cipós, árvores de angicos e poucos gramados.
Devido ao clima, muito quente, um pequeno rio chamado RIBEIRÃO DO OESTE é transformado numa atração turística da cidade, atraindo visitantes de diversas localidades. O rio com o seu curso natural completa um VALE, mesmo acima do nível do mar, de uma simples, mas sutil beleza natural.
Como lazer, a cidade é bem fraca, poucas opções esporádicos bailes, festas populares do santo padroeiro, São José, o qual simboliza a família, o árduo trabalho de um povo honesto e acolhedor, festas juninas com os tradicionais forrós, festa do dia da cidade, festas do peão... etc. Tudo muito a caráter de um antro interiorano. A cidade geograficamente no estado está localizada numa encruzilhada dando acesso aos demais pontos nas quatro direções: norte, sul, leste e oeste.
Pelo desenvolvimento tecnológico os meios de comunicação e transporte são na maneira do possível bem assistido, atendendo inclusive as necessidades comerciais dos grandes depósitos de areias que a cidade tem como economia e emprego.
Geólogo e demais especialistas técnicos que estiveram na cidade, fazendo pesquisas, revelaram que há possibilidade de AREIAS DO OESTE ser extinta em dias ou gerações futuras, perdendo o seu espaço de área ou perímetro, devido à depredação do meio ambiente, pois, escavações de areias têm causado grandes erosões e rachaduras do solo.
Exatamente ai, em AREIAS DO OESTE, nasceu ANTONY (o amigo ou personagem...??? de LALAU...) de tradicional, mas humilde família areense. Ele teve a sua formação nos cursos: primário, secundário, médio e depois fora da cidade o seu curso de nível acadêmico.
No silêncio da pequenina AREIAS DO OESTE, ANTONY... um sonhador procura se localizar, levar sua vida, o seu “eu” na reserva, preservando e amando a cidade, suas origens que lhe serviu de berço.
CONTO DESCRITIVO
PASSARELA DE CONTOS
Autor do texto e da ilustração-Foto-(BABADO MIMOSO):
Rodolfo Antonio de Gaspari - prof. Roangas-