Título | Categoria | Data | Audições |
INOCÊNCIA HUMANA | Contos | 13/10/19 | 20 |
O OUTRO LADO DA MOEDA | Contos | 24/06/10 | 156 |
CURIOSIDADES GERAIS:
01-TERREMOTOS? -Anualmente segundo a agência espacial americana, a NASA, todo ano revela que cerca de um milhão de terremotos sacodem a Terra, alguns imperceptíveis.
02-FIOS DE CABELO? -Um ser humano tem em média
100.000 fios, porém cabelos loiros tem tendência de ter até 140.000, enquanto os ruivos tem em média 80.000.
03-O ANIMAL MAIS RÁPIDO? -A girafa alcança 50 km/h enquanto o gato alcança 48 km/h, o porco 17 km/h, o elefante 40 km/h e a cobra 32 km/h. Logo,a GIRAFA é o animal mais rápido.
04-O ANIMAL QUE VIVE MAIS? -O rinoceronte, que chega a viver 70 anos, enquanto que o chimpanzé 20, o coelho 12, o porco 10 e a girafa 10.
05-O ANIMAL MAIS PESADO DO MUNDO? -A Baleia Azul pesa em média 140 toneladas. Esse peso é 20 vezes mais pesada que o elefante africano, o segundo mais pesado.
06-VIVE MAIS O HOMEM OU A MULHER? -Somente em dois lugares do Mundo, a Homem vive mais que as Mulheres:no sul da Ásia e no Irã.
07-TEMPERATURA E GASOLINA CONGELADA? - Não importa o quão frio esteja, o combustível nunca congela. Abaixo de -117,5º C, a gasolina apenas se torna viscosa.
08-ÓRGÃO HUMANO QUE NÃO RECEBE SANGUE? -Sem considerar unhas, cabelos, pelos e dentes... a única parte do corpo humano que não recebe sangue é a CÓRNEA.
09-AMOSTRA COMPLETA DO DNA? -A parte do corpo humano que se encontra uma amostra completa do DNA são os CABELOS.
10-MAIOR TÚNEL DO MUNDO? -Seikan, no Japão com 53,8 km, enquanto o Eurotunel tem 50,4
TEXTOS ESCOLARES -HISTÓRIA-
O HISTORIADOR
FONTES HISTÓRICAS: Imagine que daqui a cem anos um HISTORIADOR encontre um livro qualquer. Com ele em mãos ele poderá fazer várias perguntas: -Quem o fez? -Quem o usava? -Como era usada a história nas escolas do século XXI? Logo, o livro com tais indagações, feitas pelo historiador tornou-se, portanto, "uma fonte histórica". FONTE HISTÓRICA:é todo vestígio deixado por pessoas que vivenciaram em tempos passados: escritos oficiais e particulares, construções, cartas, depoimentos, pinturas etc. Vestígios se tornam documentos a partir do momento em que o historiador os estuda. Por meio desses documentos o historiador aprende sobre o passado e produz um conhecimento histórico sobre o passado que ele investigou.
VERDADES OU VERSÕES HISTÓRICAS?
Durante o século XIX, de 1801 a 1900, as primeiras fontes históricas utilizadas pelos historiadores eram os textos escritos, sobretudo os de origem oficial, emitidos pela administração do Estado: certidões de nascimento, atestados de óbito, acordos diplomáticos, econômicos e políticos, etc.Naquela época, além de valorizar essas fontes escritas, os historiadores pensavam que havia uma verdade absoluta sobre o passado. Isso não significa que eles considerassem verdadeiras todas as informações de um documento. Procuravam antes saber se o documento era falsificado. Os historiadores continuam até hoje a usar esse método de investigação, mas não acreditam mais na construção da verdade absoluta. Eles consideram a existência de várias versões para um mesmo acontecimento. Afinal, cada um que tenha participado de um evento tem sua visão particular a respeito dele. Por exemplo: uma greve no início do seculo XX, em São Paulo, pode ter sido vista de diversas formas. Os patrões, os operários, a polícia, o governo, os jornais, cada um contará essa greve de acordo com seu ponto de vista e seus interesses.
NOVOS PERSONAGENS EM CENA -O historiador recontará uma greve de acordo com seus objetivos e preocupações. Se ele pretender recuperar a trajetória dos patrões, sua versão será uma. Mas, se ele quiser mostrar a luta dos operários ou das pessoas que acompanharam de longe esses acontecimentos, sua versão será bem diferente. Essa mudança de perspectiva provocou uma reviravolta no estudo da História. Em vez de estudar os acontecimentos apenas de acordo com a visão das elites, outros personagens foram valorizados: os operários, as mulheres, as crianças, os escravos africanos e os índios.Além de textos escritos, os historiadores passaram a preocupar-se também em analisar desenhos, pinturas, utensílios domésticos, ruínas de construções, e lendas e crenças transmitidas oralmente de geração a geração. Todas as realizações humanas passaram a ser tratadas como fontes para se estudar e produzir um conhecimento sobre o passado.
AS OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO DA HISTÓRIA -O historiador para realizar o seu trabalho precisa recorrer ao saber elaborado por vários pesquisadores, muitos deles dedicados a outras áreas do conhecimento, como a arqueologia, a antropologia, a sociologia, a geografia e a economia. Existe assim uma interdependência entre o trabalho do historiador e o de outros pesquisadores. Perceba: A História, como todas as outras áreas do conhecimento, não está isolada, ela faz parte de um todo, cujo objetivo é estudar o ser humano e sua vida ao longo do tempo. Por exemplo você e os seus colegas têm de realizar uma pesquisa qualquer. Alguns elementos do grupo vão pesquisar a vida e a obra do assunto. Outros podem coletar informações sobre personagens (caso haja). Outros ainda serão encarregados de reunir os resultados da pesquisa e escrever o texto. Ao final cada membro dos participantes terá dada a sua contribuição para desvendar o tema da pesquisa e fazer a redação a respeito.
O TEMPO E A HISTÓRIA-Desde os tempos mais antigos, os seres humanos percebiam a passagem do tempo observando a natureza. Percebiam, por exemplo, que depois do dia vinha noite; que os animais e as plantas nasciam, cresciam, reproduziam-se e morriam; que havia épocas de chuvas e épocas de seca. Foi para organizar as tarefas do dia-a-dia que os seres humanos criaram "unidades de medida" do tempo, como hora, dia. mês, ano, século. Para os historiadores, o tempo é um dado fundamental. Desde o surgimento da humanidade, milhões de fatos aconteceram em diferentes lugares do mundo: a descoberta do fogo e da roda, o desenvolvimento da agricultura e do teatro, revoluções e guerras, a invenção da máquina a vapor etc. Organizar esses acontecimentos no tempo é um dos principais desafios do historiador. O tempo não pára!
ORDEM NO TEMPO-Fernand Braudel (historiador francês), afirmava que era possível dividir os acontecimentos históricos em três dimensões temporais: breve ou curta duração, como a votação de uma lei pelo Congresso; o nascimento ou a morte de uma pessoa; a realização de um show ou de uma partida de futebol;média duração,como o tempo de um governo da Primeira e da Segunda Guerra Mundial ou a carreira de um jogador de futebol, basquetebol; longa duração, como os regimes políticos da escravidão no Brasil ou os hábitos alimentares de um ser humano. Para aprender esses acontecimentos é importante levar em consideração o tempo cronológico, que é marcado pelos calendários. Apenas datando o começo e o fim de um acontecimento é possível saber sua dimensão: se durou pouco ou muito ou se ocorreu antes, depois ou no mesmo tempo de outros acontecimentos.
MEDIÇÃO DO TEMPO-Observando os fenômenos da natureza e os astros celestes,camponeses, artesãos e principalmente astrônomos aprenderam a calcular a duração dos dias e das noites, a mudança das estações e a chegada de um novo ano.Com essas observações, criaram os primeiros instrumentos para calcular as horas (como os relógios)e a sucessão dos dias, meses e a anos (como os calendários. Os relógios de sol foram criados há mais de 4.000 anos pelos egípcios; depois vieram as clepsidras, as ampulhetas e as lamparinas. O relógio mecênico foi criado no século XIII, na Europa, e trouxe uma grande mudança para a vida humana. Com ele iniciou-se uma era marcada pela pressa, por tempos rigidamente controlados para as refeições, para entrada e saída na escola, no trabalho e em outros eventos da vida social. Com o passar dos anos, os relógios mecânicos ficaram cada vez mais sofisticados. Hoje há relógios digitais que funcionam também como aparelhos de rádio e telefones celulares.NOTA:Clepsidra ou relógio de água foi um dos primeiros sistemas criados pelo homem para medir o tempo. Trata-se de um dispositivo movido a água, que funciona por gravidade, no mesmo princípio da ampulheta (de areia. A ampulheta é, com o quadrante solar e a clepsidra, um dos objetos mais antigos de medir o tempo. Também é conhecida como relógio de areia.
ARRUMANDO O CLAENDÁRIO-Não existe um único calendário para todos os povos. Cada povo tem a sua forma de marcar o tempo, que geralmente se relaciona a um acontecimento importante para a sua cultura. Os povos cristãos, por exemplo, baseiam o calendário que adotam no ano do nascimento de Cristo.Esse acontecimento marca o primeiro ano do calendário cristão. O calendário mais usado no mundo atual é o gregoriano, conhecido como calendário cristão. Ele é inteiramente solar, isto é, baseado na rotação da Terra em torno do Sol. Tem a sua origem no calendário oficial do Império Romano, o chamado calendário juliano, que tinha 365 dias. A reforma do calendário juliano foi encomendada pelo papa Gregório XIII (1502-1585),Procurando aproximar o ano definido no calendário com o ano solar, que é de 365 dias, 5 horas e 49 minutos.O novo calendário institui o ano bissexto a cada quatro anos, começando a partir de 1600, e definiu o dia primeiro de janeiro como início do ano para toda a cristandade.
O SÉCULO: CONJUNTO DE CEM ANOS -O calendário cristão pode ser ainda organizado em séculos, ou seja, em grupos de cem anos. O primeiro século da Era Cristã estende-se do nascimento de Cristo (ano 1) até o ano 100. Por esse arranjo, você sabe dizer a que século pertence o ano de 1492? Para descobrir o século fazemos duas operações: se o ano acaba em 00, basta eliminar os zeros e temos o século.. Assim 155000=século 15 ou XV... Quando o ano não termina em dois zeros, retiramos os dis últimos algarismos e somamos um (+1)ao número que sobrar. Assim: Logo 1392+14+1 (século 15 ou XV); outro exemplo: ano 476=4+1 (século 5 ou V)...
(Fonte do conteúdo:Projeto Araribá-História -5a.série -Manual do Professor-Desenvolvida e produzida pela Editora Moderna)
ATIVIDADES
1-)Faça uma ficha com as seguintes informações sobre fontes históricas: a)O que é fonte histórica b)Cite exemplos de fontes históricas c)Por que no passado as fontes históricas escritas eram as mais aceitas. d)O que mudou nessa concepção e)Indique algumas fontes históricas que, no futuro poderão ser usadas para estudar a história da sua família.
2-)Leia as seguintes afirmativas sobre o trabalho do historiador. 1)Assim como um detetive, o historiador tem de fazer uma investigação para descobrir como viviam as pessoas no passado, estudando os vestígios disponíveis para o seu estudo. 2)Apesar de estudar o passado, o trabalho do historiador liga-se ao seu tempo, pois é a partir de valores, costumes e questionamentos, presentes que ele elabora seu trabalho de pesquisa. a)Comente o que você entendeu das afirmativas acima b)Elabore uma outra frase sobre o trabalho do historiador.
3-)Cite um exemplo de acontecimento de breve duração, outro de média duração e um terceiro de longa duração.
4-)Selecione um objeto da sua família. Pode ser uma carta, uma foto, um adorno, um documento oficial, uma joia etc a)Agindo como um historiador, procure extrair informações do objeto. Faça perguntas como: quem o fez?; quem o usava?;quando foi feito?;para que servia? b)Escreva um breve relato com as conclusões da investigação.
5-)Em seu caderno construa uma linha do tempo e insira nela os acontecimentos a seguir. Depois, responda às questões. a)Abolição da escravidão no Brasil-1888. b)Nascimento de Jesus Cristo -ano 1. c)Segunda Guerra Mundial -1939 a 1945. d)Ano do seu nascimento e)Copa do mundo de 2006. f)O domínio português no Brasil. Período em que você estudou no ensino fundamental I (Básico) a.1-)ou curta duração? Justifique a sua resposta. b.1-)A que século corresponde cada acontecimento da linha do tempo?
PESQUISE: a)Pesquisar em dicionários e enciclopédias sobre o assunto. Para pesquisar na internet, digite a palavra "ampulheta" num site de busca. b)Faça um desenho desse instrumento em seu caderno. c)Explique o seu funcionamento d)Desde o século XIV, os marinheiros usavam a ampulheta nos navios para medir a passagem do tempo. A que anos corresponde esse século?