O site "CAMINHOS E SONHOS" registra uma coletânea de conteúdos diversificados. O autor, "Rodolfo Antonio de Gaspari-Prof.Roangas" mostra dentro do espaço das letras muita sensibilidade poética de um grande sonhador.
Caminhos  E  Sonhos
Pincelamos as letras para que as palavras sejam transformadas na essência da sua criatividade...
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
ÁudiosÁudios
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Áudios

O MEIO AMBIENTE
Data: 30/03/2010
Créditos:
Texto:"O MEIO AMBIENTE"
Autor:Rodolfo Antonio de Gaspari
Categoria: Crônica
Fonte:Diverso Universo de Crônicas
Voz:Prof.Roangas
Sofware de Edição: Audacity
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


   O MEIO AMBIENTE

          CADA VEZ MAIS ESTAMOS DIANTE DE UM EXTERMÍNIO GENERALIZADO, DO MEIO QUE ESTAMOS INSERIDOS.  A NATUREZA perece com a inconsciência devastadora da destruição humana. Preservar, conservar, conscientizar, mobilizar... talvez sejam os caminhos para salvar o MEIO AMBIENTE e os seus fantásticos fenômenos.

        

          O meio natural, tem tudo a oferecer. Ele pode ser explorado com equilíbrio, sem extermínio. É um quadro vivo, um enfeite que permanece de geração à geração, na sua magnitude. Dele obtemos uma energia forte, é um "flash" como a vida, entre sonhos emanados, até mesmo por forças estranhas, porém, verídicos desse encanto usufruido.

          O solo, água, atmosfera são fatores do meio ambiente abiótico. Possuem muita força, influenciando a comunidade dos seres vivos. Como exemplo a correnteza de um rio, pode influir no formato das pedras do fundo do próprio rio. A limpidez da água, temperatura como composição química influem na maneira de viver das plantas e animais.

          Todo ser vivo está inserido dentro da sua constituição genética. Mudando o meio ambiente, cada organismo vai reagir através de uma nova adaptação de acordo com a sua formação hereditária. A isso denominamos de meio ambiente biótico.

          Ambientes não estáticos, a exemplo dos oceanos, lagos, pântanos... e em muitos casos têm a sua dinâmica, porque são influenciados pelo homem e sua ação. Atribuimos como ambientes naturais.

          Mesmo assim e como fator de suma importância, conservar o meio ambiente, mesmo os denominados de artificiais, formados pela intervenção humana, como os cultivados no meio urbano: jardins, campos, bosques, reservas florestais, etc.

          Compartilhar com a MÃE NATUREZA é colher conhecimentos, até o ápice do reconhecimento à sua própria preservação. Infelizmente a devastação tem sido a destruição trazida pelo avanço do pregresso. Ele vai tornando o Homem invisível, cego, distante, esquecido de que ainda "o belo existe". E o poeta, o romancista, o artista, o ecologista... choram em silêncio... perdem suas inspirações...

          Não tem sido fácil explorar todos esses espaços naturais, gradativamente estão sumindo. É a depredação humana a responsável por todos esses extermínios. As espécies estão desaparecendo; a fauna e flora pedem socorro, aclamam por compreensão, mobilização, conscientização, principalmente dos órgãos educacionais.

          Hoje não podemos mais viajar pelas belezas naturais, muito pouco nos tem oferecido. Os amantes e preservadores do "belo natural" não conseguem mais freiar tantas destruições! De passo a passo, de peregrinação à peregrinação, estamos sofrendo as consequências. As interpéries climáticas e outros fenômenos surgem negativamente diante do sobrevivente terrestre e das espécie naturais, muito mais!

          O verde perde o seu colorido; as flores do campo murcham; a água seca e deixa a sede mortífera dos vegetais; os animais migram ou morrem; o sol aquece e o oxigênio, não é mais uma abundância.

          Os RECURSOS NATURAIS, têm sido poucos, carentes por mais campanhas e estratégias para uma propagação na busca das defesas.

          Despertar em cada indivíduo a comunhão dele, com os benefícios oferecidos gratuitamente pela Natureza é também conscientizá-lo, da necessidade de contribuir para a preservação, porque cientes estamos, pelo  aclamadíssimo SOS do MEIO AMBIENTE junto aos seus RECURSOS NATURAIS.

                        x.x.x.x.x.x.x.x.x.


Texto Informativo
FONTE: DIVERSO UNIVERSO DE CRÔNICAS
Autor do texto e Imagens -Fotos- Títulos: SOLITÁRIO E UM MEMBRO SEM VIDA:
Prof. Roangas -Rodolfo Antonio de  Gaspari-
         

Enviado por roangas em 04/12/2009

Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Comentários

Seremos únicos em tudo que criamos... da criatividade vem a inspiração dos sonhos e até das próprias fantasias...



TEXTOS EM DESTAQUE:

Conto:

O Homem das Estrelas

Poesia:

Amizade

Crônica:

Quando se Perde a Energia

Mensagem:

Os Anjos

Carta:

O Belo Existente em Você

Poetrix:

Abraço